A Cinemateca Brasileira reabre as suas portas
O SOS CINEMATECA - APACI celebra a reabertura da Cinemateca Brasileira com o início do período de trabalho emergencial sob a responsabilidade da Sociedade Amigos da Cinemateca.
Parabenizamos a SAC pela luta vitoriosa, que foi também nossa. Este é o primeiro grande resultado das muitas iniciativas empreendidas há quase dois anos e que envolveram amplos setores da comunidade cinematográfica e da sociedade brasileira.
Este é o primeiro grande passo para resgatarmos a Cinemateca Brasileira e a colocarmos nas mãos daqueles que por mérito, competência e comprometimento têm todas as qualidades para fazê-la reviver e superar os seus melhores anos.
O desafio, sabemos, não será pequeno. São muitos anos de abandono, de más administrações, de decisões negativas que causaram a perda de técnicos especializados e o abandono de equipamentos valiosos. Nos últimos 7 anos, a Cinemateca contou com um número muito menor de funcionários do que seriam necessários. É verdade que os poucos que restaram até meados do ano passado se desdobraram e fizeram um trabalho heroico para que tudo não fosse por água abaixo. Eles merecem a nossa infinita gratidão e reconhecimento.
Este é, portanto, o início de um período de reconstrução e daremos todo o apoio que for necessário para que ele seja bem sucedido. Sabemos que parte importante desse enorme desafio é estabelecer uma gestão altamente competente e a formação de um corpo técnico de grande expertise. Acreditamos que a SAC, pela trajetória de seus membros, tem todas as condições para fazê-lo.
A comunidade cinematográfica certamente dará suporte a tudo o que estiver a seu alcance e compreenderá o desafio desses primeiros meses que envolverá um grande esforço de estruturação e de investigação rigorosa para saber em que estado estão os acervos, os equipamentos e as instalações depois de tanto tempo de paralisia.
No período devido, esperamos ver a Cinemateca Brasileira em pleno funcionamento, com o seu corpo de funcionários completo, com exibições de seu acervo e ciclos, com participações em festivais e mostras, com sessões ao ar livre, com o seu lindo espaço aberto à visitação, com a biblioteca aberta aos estudantes e pesquisadores, e com o acervo sendo preservado, conservado e disponibilizado para a pesquisa e para novas produções cinematográficas.
TODO O NOSSO APOIO À SAC !
VIVA A CINEMATECA BRASILEIRA !
SOS- Cinemateca-APACI
São Paulo - 18/11/2021