A AVM e a reabertura da Cinemateca
- AVM
- 9 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 11 de jun. de 2023
A ação civil pública que possibilitou a reabertura da Cinemateca Brasileira foi promovida pelo Ministério Público Federal e teve a AVM - Associação dos Moradores da Vila Mariana como assistente processual. Porém, a luta também contou com muitos movimentos sociais do bairro e com moradores apaixonados por cinema.

Um acordo judicial possibilitou a reabertura do equipamento e a entrada da Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) para a gestão do órgão, que conta com um acervo de filmes e outros materiais que contam a história do cinema nacional e latino americano.
Hoje, a Cinemateca Brasileira vem recebendo verbas do Governo Federal e voltou a ser vinculada ao Ministério da Cultura, sendo que antes da ação judicial estava ligado ao Ministério do Turismo. E assim a Cinemateca está de volta. Uma conquista para cultura do filme brasileiro e para a população.
Foto: Outras Palavras/ Brasil de Fato.
(Postado em 09/06/23)