top of page

Caso do Túnel da Sena Madureira: vitória da sociedade civil

  • AVM
  • 6 de fev.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 13 de mar.

O Ministério Público de São Paulo, na pessoa do promotor Silvio Marques, notificou a prefeitura de São Paulo sobre a necessidade da rescisão do contrato atual da obra do túnel Sena Madureira, “considerando os crimes, fraudes e superfaturamento de preços durante o processo licitatório originário”.*


“No documento, Marques alertou a gestão municipal sobre a necessidade de rescisão do atual contrato, sob alerta do próprio prefeito ser alvo de uma ação civil pública por improbidade administrativa.”*



O prefeito Ricardo Nunes declarou que vai seguir a orientação do MP e fazer nova licitação para a obra.


Isso é uma grande vitória para a sociedade civil.


Esse túnel nunca foi uma demanda da população. Durante o ano de 2024, a AVM esteve ao lado dos moradores nos sucessivos protestos contra essa obra, que era danosa ao meio ambiente e violenta contra moradores vulneráveis da Vila Mariana, além de não resolver os problemas de mobilidade do bairro.


As perguntas que ecoam agora: quando serão retirados os tapumes que estão prejudicando a visibilidade e acessibilidade dos pedestres e o trânsito dos carros na Sena Madureira? Como fica a reposição das árvores que já sucumbiram? Tanto no corredor verde da Sena Madureira como na encosta da Maurício Klabin e comunidade Souza Ramos. E os buracos no asfalto, a reforma da ciclovia danificada? E todo o dinheiro gasto nessa obra irregular? Quem será responsabilizado?



A obra já estava paralisada por determinação judicial – três liminares, resultantes de ações diversas. Agora, o prefeito diz que vai reiniciar o processo da obra, para viabilizá-la. Mas por quê, se a população não a quer? Se ela prejudica o meio ambiente, a comunidade e não resolve os problemas de mobilidade? Fazer essa obra para quem?


Se um novo processo de licitação vai recomeçar do zero, esperamos que a participação social e as audiências públicas na câmara municipal sigam os ritos legais e sejam muito bem divulgadas, para garantir uma ampla discussão sobre que cidade que queremos. Estaremos lá.



Por hora, queremos agradecer imensamente a todos que participaram dessa batalha: aos parlamentares que organizaram as ações, aos outros movimentos de bairro que nos apoiaram, à mídia, que mostrou o que acontecia aqui, ao MP que realmente defendeu os interesses da população e fez valer a justiça, e principalmente aos incansáveis moradores, que se organizaram de forma rápida e eficiente na forma do Movimento Salvem a Sena Madureira, trabalhando em várias frentes: jurídica, de comunicação e em especial aos que estavam na linha de frente, defendendo as árvores com seus próprios corpos, segurando as faixas e distribuindo panfletos, sob sol e chuva.



Obrigada a todos!


Seguimos de olho, acompanhando os próximos acontecimentos.





bottom of page